Sejam bem vindos!

Este é o Blog da ANEES, desfrutem de informações relevantes da Nutrição no ES.

Tempo

Carta do Conbran recomenda ações para agenda pública


É imperativo fortalecer programas que insiram a agricultura familiar e agroecológica nas ações e políticas públicas de alimentação e nutrição, fomentar e implantar ações e políticas de abastecimento que diminuam o circuito entre a produção e o consumo de alimentos e integrar a Nutrição e o nutricionista em todas as políticas que garantam os direitos sociais, a exemplo das políticas do idoso, da criança e do adolescente e da mulher.
 
Estas são algumas recomendações da CARTA DE VITÓRIA, documento extraído do XXIII Congresso Brasileiro de Nutrição - Conbran, evento que reuniu aproximadamente 4 mil pessoas na cidade de Vitória (ES) entre os dias 17 e 20 de setembro.
 
O documento expressa o compromisso dos participantes com o enfrentamento de vários desafios e aponta questões importantes para inclusão na Agenda Pública Nacional e Ibero-americana no tocante à segurança alimentar e nutricional.
 
O Conbran 2014, promovido pela Associação Brasileira de Nutrição (Asbran) e pela Associação de Nutrição do Estado do Espírito Santo (ANEES), integrou o V Congresso Ibero-Americano de Nutrição, III Simpósio Ibero-americano de Nutrição Esportiva, II Simpósio Ibero-americano de Nutrição em Produção de Refeições e II Simpósio Ibero-americano de Nutrição Clínica.
 
Com o tema mobilizador “Alimentação e nutrição nos excessos e na fome oculta: onde estamos e para onde vamos?” buscou promover a reflexão crítica e o debate sobre as temáticas atuais que mobilizam profissionais, acadêmicos, pesquisadores e instâncias políticas na busca de soluções para os problemas alimentares e nutricionais que afligem a sociedade, consequência de um ambiente alimentar controverso, em que ao mesmo tempo convivem doenças relacionadas aos excessos de alguns nutrientes, como obesidade, hipertensão arterial, diabetes e dislipidemias, e outras associadas a carências nutricionais, como anemia ferropriva, hipovitaminose A, Beribéri e tantas outras. 
 
Realizado desde 1958, o congresso abordou diferentes áreas temáticas da Nutrição, envolvendo os processos de produção, comercialização, transformação, preparo, distribuição e consumo de alimentos e suas relações com a saúde humana e com a segurança alimentar e nutricional. Superou todas as expectativas de público, de interação, de discussão e deixou um alerta, avalia a presidente da Asbran, Marcia Fidelix.
 
"Se continuarmos a olhar o alimento como um simples emaranhado de nutrientes, certamente não vamos solucionar os problemas da escassez e dos excessos que tanto nos desafiam no presente. Portanto, o XXIII Conbran e o V Congresso Ibero-americano de Nutrição pedem ação após muita discussão". 
 
E de fato foram muitas.
O Centro de Convenções de Vitória foi movimentado por diversas atividades, entre elas 6 cursos pré-congresso, 24 conferências, 41 mesas redondas, 8 Simpósios Satélites e sessões interativas do Nutri Saber, Nutri Cine, Nutri Interação e Tenda Josué de Castro. Contou com 216 palestrantes e coordenadores nacionais e internacionais, além da Nutri EXPO, com 42 expositores.
 
No contexto da globalização e das mídias sociais, foram discutidas outras controvérsias, como os excessos relativos ao uso de agrotóxicos e de propaganda apelativa de alimentos, de suplementos por praticantes de exercícios físicos, do consumo de alimentos industrializados; e, por outro lado, a escassez relativa a investimentos na agricultura familiar e agroecológica, na regulamentação da propaganda de alimentos e na informação e educação alimentar e nutricional para a adequada utilização dos alimentos, suplementos e fitoterápicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário