Sejam bem vindos!

Este é o Blog da ANEES, desfrutem de informações relevantes da Nutrição no ES.

Tempo

Confira a reportagem da Assembléia Legislativa-ES



Dia do Nutricionista é comemorado na Ales
Terça-feira, 31 de agosto de 2010

Da Redação

Foto: Reinaldo Carvalho

19h

O Dia do Nutricionista foi comemorado na Assembleia Legislativa (Ales) nesta terça-feira (31) , no Auditório Hermógenes Lima da Fonseca, reunindo dezenas de profissionais. Durante a solenidade, foi apresentado um panorama da profissão de nutricionista no Espírito Santo, sob os mais variados aspectos.

O presidente da Associação dos Nutricionistas do Espírito Santo (Anees), Jorge de Vit Monti, falou aos presentes sobre a presença fundamental do Nutricionista na Atenção Básica à Saúde e Beatrix Belfort, discorreu sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE): A importância da atuação do Nutricionista.

Já Ana Cristina Soares, abordou os desafios do nutricionista na área hospitalar, e Marisa Lyra, que explicou a importância do nutricionista em alimentação coletiva e no Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT).

O Dia do Nutricionista é comemorado em 31 de agosto em virtude da criação da Associação Brasileira de Nutricionistas (ABN), que ocorreu no mesmo dia, no ano de 1949.

Essa associação foi substituída pela Federação Brasileira de Nutricionistas e atualmente, pela Associação Brasileira de Nutrição (ASBRAN). O nutricionista exerce um papel fundamental na vida em sociedade. Ele utiliza a ciência da nutrição e interpreta fatores culturais, biológicos, sociais e políticos, com vistas a melhorar a alimentação, bem como a saúde e a qualidade de vida das pessoas, em todas as fases da vida.

O profissional de nutrição é responsável por planejar programas de alimentação, preparar dietas e cardápios, supervisionar a produção de alimentos em cozinhas de indústrias e restaurantes, bem como acompanhar o regime alimentar de atletas. Ele pode atuar em várias áreas, como administrativa, industrial, hospitais, hotéis, escolas, produção de alimentos, catering, clínica, marketing e esportiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário